Pão de abóbora


Hoje trago um pão que nunca tinha feito nem provado, pão de abóbora, e como todos sabem hoje é a noite de halloween a altura em que mais se usa abóbora.



Ingredientes:

500 g de abóbora cozida
2 c/ chá de fermento biológico seco
1 c/ sobremesa de mel
500 g de farinha de trigo
1 c/ chá de sal
70 ml da água de cozimento da abóbora
1 gema e 1 c/ de sobremesa de leite para pincelar


Preparação:

Coza a abóbora, escorra a agua de cozimento deixando 70 ml da mesma e deixe arrefecer. assim que estiver fria coloque no liquidificador para triturar bem. Na água do cozimento que reservou junte o fermento e desfaça bem, deixe repousar um pouco e em seguida adicione o mel e volte a mexer bem para dissolver, reserve.


Numa taça coloque a farinha e o sal, abrindo um buraco no centro onde irá colocar a água preparada e o puré de abóbora, vá misturando aos poucos com a farinha e comece a amassar até obter uma massa firme e elástica. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e trabalhe por cerca de 15 minutos, se estiver muito seca poderá adicionar um pouco de água, se tiver ainda do cozimento da abóbora melhor.
Coloque a massa de volta na taça e deixe repousar tapada com um pano, isto durante 1 hora, ela vai aumentar para o dobro.

     
Volte a trabalhar a massa só por 1 minuto e deixe repousar por mais 5 minutos. vá batendo entretanto a gema com o leite. Passados os 5 minutos coloque a massa num recipiente de forno e pincele por cima com a mistura anterior. Leve ao forno já pré aquecido a 180º, estará pronto dentro de 45 minutos. Deixe arrefecer.

Fotos e video de Jessica Martins


Deixo aqui um video para quem não conhece a celebração Samhain que ao contrário que muitos pensam não é o mesmo que Halloween.


Comentários

  1. Parece delicioso. Não costumo fazer pão mas este deu vontade de fazer. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro fazer pão, infelizmente o tempo é curto então não faço as vezes que gostaria. Este foi uma nova experiência e adorei. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Foi a primeira vez que fiz, eu adoro fazer pão. Tenho de repetir, pois no meu trabalho e em casa adoraram. Bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares